sábado, 30 de abril de 2011

Porto Açú ????


Obras no Porto do Açu são retomadas após paralisação

O acesso ao Porto do Açu, da empresa LLX, de Eike Batista, foi liberado pelos produtores rurais na noite desta terça-feira (26), e as obras já foram retomadas.

Acesso ao porto está desbloqueado nesta quarta-feira (27/4). (Foto: Bernardo Tabak/G1)

Segundo a LLX, não houve qualquer prejuízo, e o cronograma das obras será mantido.

Na véspera, depois de uma reunião que durou o dia inteiro entre representantes dos produtores rurais e da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin), os manifestantes voltaram ao local do protesto.

“Não comemos aço, nem energia elétrica. Somos produtores rurais e alimentamos nossas famílias e muitos outros irmãos”, disse Rodrigo Santos, vice-presidente da Associação de Produtores Rurais e Imóveis do Município de São João da Barra, em discurso aos presentes.

Estrada onde manifestantes protestaram agora tem

apenas cinzas (27/4) (Foto: Bernardo Tabak/G1)

Na sequência, todos fizeram uma oração e começaram, então, a retirar o trator que impedia a passagem, além dos restos de pneus queimados. Tudo foi acompanhado de perto por policiais do 8º Batalhão da Polícia Militar (Campos dos Goytacazes), que estavam no local desde a véspera.

Reunião

De acordo com Santos, da associação de produtores rurais, durante a reunião desta terça-feira, não houve acordo sobre interromper as desapropriações e também sobre aumentar o valor das indenizações.

saiba mais

Manifestantes desbloqueiam acesso ao Porto do Açu

Termina sem acordo reunião com produtores que fecham Porto do Açu

Reunião discutirá reivindicações após bloqueio ao Porto do Açu

Entretanto, houve acordo em duas propostas. A primeira é a criação de uma espécie de “bolsa-agricultura”, que vai permitir que o agricultor receba o equivalente ao que ganhava com o uso da terra, até receber o valor total da indenização.

"A reunião transcorreu num ambiente de cordialidade e, no geral, se avançou. Haverá o agendamento de novas reuniões para dar continuidade a essa discussão e estamos olhando caso a caso", disse Conceição Ribeiro, presidente da Codin.

No final de março, os trabalhadores do consórcio ARG Civil Port, que atua nas obras do empresário Eike Batista no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ), entraram em greve. Eles bloquearam a via de acesso ao porto - inclusive com queima de pneus -, reivindicando melhoria salarial, adicional de 30% de periculosidade, participação nos lucros e resultados, seguro de vida e adaptações no alojamento. A paralisação durou três dias.

Complexo

O complexo em construção é considerado um dos maiores empreendimentos de Eike e inclui a construção de um terminal portuário, com previsão para entrar em atividade em 2012, além de estaleiro, usina térmica a gás natural, entre outras instalações, numa área total de 9 mil hectares. O investimento total é de R$ 3,4 bilhões, sendo que R$ 1 bilhão só no terminal portuário dedicado ao minério de ferro.

Porto do Açu (Foto: LLX/Divulgação)

Fonte Guia de Atibaia

Mais-valia absoluta

A Prefeitura do Rio de Janeiro, realizou uma prova de avaliação dos alunos em todas as matérias além de redação. Até aí tudo bem, mas os professores de portugues foram obrigados a corrigir 150 provas. Sem qualquer consulta, sem aviso prévio, a Secretaria de Educação deu esta tarefa extra e sem remuneração na semana de comemoração do Dia do Trabalho. Achamos que a ilustre secretária faltou a aula em que tratou dos princípios de Karl Marx, sobre Capital e Trabalho, Mais-Valia , etc... Leia o texto abaixo.

Mais-valia absoluta e relativa

Karl Marx chama a atenção para o fato de que os capitalistas, uma vez pago o salário de mercado pelo uso da força de trabalho, podem lançar mão de duas estratégias para ampliar sua taxa de lucro: estender a duração da jornada de trabalho mantendo o salário constante - o que ele chama de mais-valia absoluta; ou ampliar a produtividade física do trabalho pela via da mecanização - o que ele chama de mais-valia relativa. Em fazendo esta distinção, Marx rompe com a idéia ricardiana do lucro como "resíduo" e percebe a possibilidade de os capitalistas ampliarem autonomamente suas taxas de lucro sem dependerem dos custos de simples reprodução física da mão-de-obra.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Merci ou Willians, quem é melhor ?


Quem é melhor, Merci ou Willians ?