...já que você de fato é uma águia, já que você pertence ao céu
e não a terra, então abra suas asas e voe!
Leonardo Boff
e não a terra, então abra suas asas e voe!
Leonardo Boff
O PT de Niterói continua no seu processo infinito de hemorragia. Com sucessivas derrotas, perda de 50% da sua bancada de vereador/2005, derrota na eleição municipal em 1º turno/2008, derrota da candidata a presidente Dilma/2010, entre outras.
Alguns podem argumentar que o prestígio da legenda continua inalterado, pois a maioria das suas lideranças está ocupando cargos nas esferas federal, estadual e municipal. Como num sistema de “franchising” os franqueados estão muito bem obrigado, mas o franqueador, ou seja o partido está muito mal.
Em qualquer lugar do mundo político, as derrotas do PT de Niterói, ensejariam a renuncia da direção e uma ampla discussão para correção de rumo. Mas no PT de Niterói, o debate e a votação, deram lugar ao acordo. No início dos 31 anos de PT, chegamos a ter 15 teses em discussão, hoje o ficcional contingente de 11 mil filiados não opina. Há quem diga , que se houver um encontro do PT de Niterói no mesmo dia de uma paralisação de vans, não teríamos quorum.
Dizem que as finanças estariam no colapso, sem balanço é difícil avaliar, a página do PT na internet esta atualizada até 2007, o partido não tem boletim ou jornal.
O Partido que participava das lutas em diversas categorias, metalúrgicos, rodoviários, eletricitários,garis, trabalhadores da UFF, Sepe, bancários entre outras acabou. Hoje , tem o caos nas barcas, cai o morro do Bumba, vende-se a CLIN, atacam-se as creches e o PT continua mudo e imóvel.
O PT de Niterói, é hoje conciliador, lembrando a fábula de a Águia e a Galinha. No passado fazíamos movimentos em favor do BNH, ajudávamos a fundar as Ass. De Moradores, entrávamos de cabeça nas greves gerais, nas lutas por transporte, ocupávamos a SERVE/CTC, defendíamos a lagoa de Itaipú, a Serra da Tiririca entre outras lutas.Éramos a águia.
Após governar a cidade por seis anos, assumimos de forma cordeira e submissa, a condição de galinha, e não importa que outras águias irmãs estejam voando alto de Brasília ou de São Bernardo, aqui somos galinha.
No dia 10, quinta feira, o PT completará 31 anos, seria bom, que refletíssemos sobre a história da maior ferramenta em defesa dos trabalhadores do país em todos os tempos e voltássemos a condição de águia na nossa Niterói. Ainda é tempo.
fev/2011
Celso Sá, 61 anos, fundador do PT, celsosapt@gmail.com