sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Seminário de Mobilidade Urbana na Região Metropolitana do Rio de Janeiro

Seminário de Mobilidade Urbana na Região Metropolitana do Rio de Janeiro



Objetivo : Avaliação da Mobilidade Urbana em toda região, discussão e encaminhamento de ideias e soluções, estabelecimento de um Fórum permanente para discussão do tema.


Alvo : Público em Geral, com ênfase nos trabalhadores de baixa renda , trabalhadores informais, desempregados, idosos, aposentados, cegos, pessoas com deficiência , inclusive visual.


Painéis :


Ônibus : Tarifa, Regularidade nos Horários, Horário na Madrugada, Rodoviários, Passe Livre p/ Desempregados, Ônibus Bagageiro, Acessibilidade, Segurança, Situação do Equipamento, BRT,Concessões, Poluição, Índice de Participação no Sistema de Transporte Público.


Trem : Tarifa, Regularidade nos Horários, Horário na Madrugada, Ferroviários, Passe Livre p/ Desempregados, Trem Bagageiro, Acessibilidade, Bicicletas, Segurança, Situação do Equipamento, VLT, Concessões Poluição, Índice de Participação no Sistema de Transporte Público.



Metro : Tarifa, Regularidade nos Horários, Metroviários, Passe Livre p/ Desempregados, Acessibilidade, Situação do Equipamento, Bicicletas, Concessões, Poluição, Índice de Participação no Sistema de Transporte Público. Segurança,


Barcas: Tarifa, Regularidade nos Horários, Horário na Madrugada, Marítimos, Passe Livre p/ Desempregados, Barca , Segurança, Bagageira, Bicicletas, Acessibilidade, Situação do Equipamento, Concessões Poluição, Barcas p/ S.Gonçalo, Índice de Participação no Sistema de Transporte Público.


Van : Tarifa, Regularidade no Sistema, Horário na Madrugada, Rodoviários, Passe Livre p/ Desempregados, Van Bagageira, Acessibilidade, Situação do Equipamento, Concessões Poluição, Índice de Participação no Sistema de Transporte Público , Segurança,



Bonde: Tarifa, Regularidade nos Horários, Horário na Madrugada, Ferroviários, Passe Livre p/ Desempregados, Bonde Bagageiro, Acessibilidade, Situação do Equipamento, Concessões Poluição, Índice de Participação no Sistema de Transporte Público, Segurança,


Táxi : Tarifa, Situação do Equipamento, Autonomias e Diárias, Poluição, Segurança,.


Teleférico Tarifa, Regularidade nos Horários, Horário na Madrugada,, Passe Livre p/ Desempregados , Acessibilidade, Situação do Equipamento, Poluição, Condições de Ampliação do Sistema ..


A Pé : Situação das Calçadas, Equipamentos Urbanos ( frades , orelhões), Iluminação Pública, faixas de Pedestre, Tempo dos Sinais de Trânsito, Vale Transporte, Arborização.


Bicicletas: Federação de Ciclismo, Associação Transporte Ativo , Bicicletas Amazonas.. O papel da Bicicleta no Transporte


PAC da Mobilidade : Infraestrutura, Passarela ou Passagem de Nível,



Entidades / Associações / Parlamentares

Asso c. de Moradores : Alma, Santa. Teresa, Paquetá, Famerj,Faferj, Associação Brasileira dos Usuários de Transporte


Sindicatos : Ferroviários, Metroviários, Engenheiros, Médicos, Marítimos ?, Rodoviários, Taxistas


Dieese, Crea-RJ, Clube de Engenharia, OAB, Associação dos Médicos Ortopedistas do Rio de Janeiro ,


Associação Brasileira Cegos , Andef,, Assoc. Proteção a Infância e ao Idoso


Parlamentares e Afins : Comissão de Transporte da ALERJ, Comissão de Transporte Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, Gabinete Gilberto Palmares ( Barcas), Gabinete Vereador Reimont, Gabinete Senador Lindeberg Faria.


O Seminário funcionaria durante dez meses, colocando um tema por mês. Teria caráter itinerante entre as instituições que desejassem hospedar os colóquios.


Um Fórum de Entidades seria criado durante a discussão, para assinar as proposições, bem como acompanhar o encaminhamento às autoridades, assim como as providências em curso.

Desejável uma página na Internet para divulgação dos debates e conclusões. As instituições mais tradicionais seriam convidadas a contribuir com homens/hora para a realização das diversas tarefas.

A constituição de um grupo executivo de caráter colegiado iria dirigir os trabalhos.

O Fórum poderia buscar via instituições, patrocínio para suas ações.

Óbvio que tanto o Seminário quanto o Fórum, seriam apartidários, sendo vedada a participação de Partidos Políticos na sua direção.


celsosapt@gmail.com


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