quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Verdes, vermelhos de raiva...

-->Le Monde destaca Lula na COP-15
Publicado em 01-Dez-2009

-->Não sou eu que estou falando...

Não sou eu que estou falando, apenas transmito a notícia a vocês: o Le Monde, jornal parisiense, publicou matéria em que prevê - e reconhece desde já - que o Brasil assume a liderança da luta contra o aquecimento global e terá papel de destaque na Conferência Mundial de Clima da Organização das Nações Unidas, a COP-15, que se inicia no próximo dia 7 em Copenhague (Dinamarca). A matéria do Le Monde teve reflexos imediatos no Brasil.

Em entrevista publicada hoje pelo Estadão, o empresário Guilherme Leal, dono da Natura e cotado para ser o candidato a vice-presidente na chapa encabeçada pela presidenciável do PV, senadora Maria Silva (AC), afirma que o presidente Lula vê a questão do meio ambiente como empecilho para o crescimento econômico.Nada mais equivocado. Guilherme Leal repete uma tese que não encontra base na realidade. Mas, sua entrevista e tese são compreensíveis: eles ficaram sem discurso para Copenhague e ao contrário do que planejaram e sonharam, perderam, principalmente, o espaço na mídia, já que o presidente Lula será a grande personagem da Conferência mundial.

O chefe do Estado brasileiro será "o cara" da Conferência porque vai até ela com propostas e realizações concretas no campo da preservação ambiental e climática, que o credenciam a corresponder ao papel que a comunidade internacional - e o Le Monde vocaliza isso - já reconhece nele, de líder e grande articulador de uma saída para a COP-15.Com isso, os verdes brasileiros e em particular a senadora presidenciável Marina Silva não contavam. E isso eles não suportam. Torciam para o governo não avançar em propostas concretas, mas o presidente Lula as fez. Resultado: perderam o discurso e o espaço com os quais programavam se destacar, inclusive de olho na política interna, a sucessão presidencial do ano que vem.

Foto: Ricardo Stuckert/ABr
Fonte: Blog do Zé

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Este é um espaço livre!