quinta-feira, 27 de outubro de 2011


O Globo



Agenda cheia

Lula tem 50 convites para receber diplomas de doutor honoris causa

Publicada em 26/10/2011 às 08h31m

Daniela Kresch - Especial para O Globo Lula recebe o prêmio Amalia Solórzano, no México. Foto:AFP

TEL AVIV - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai aproveitar os próximos meses para se dedicar à sua atividade internacional. Ele só vai tirar os pés do acelerador de sua agenda de palestras no exterior quando começar a campanha eleitoral de 2012, à qual quer se dedicar como cabo eleitoral do PT. Foi o que afirmou Clara Ant, a ex-assessora da presidência e atual diretora do Instituto Lula, em visita a Israel nesta semana a convite da Câmara de Comércio e Indústria Israel-Brasil. Na noite de quarta-feira, Lula recebeu, no México, o prêmio Amalia Solórzano, oferecido a personalidades que se destacaram no trabalho pelo desenvolvimento do seu país.

LEIA MAIS : Ex-presidente Lula viaja ao redor do mundo para dar palestras com uma série de regalias

A arquiteta e fundadora do PT revelou que Lula tem, na fila, nada menos do que 50 oferecimentos de diplomas de doutor honoris causa de universidades pelo mundo, mas sua equipe não consegue encontrar tempo para responder a todos os convites. Desde que deixou o governo, o ex-presidente já recebeu sete diplomas e estuda, agora, aceitar o da Universidade Hebraica em Jerusalém - que fez o convite em março do ano passado, quando o ex-presidente visitou Israel.

Todos querem Lula, no mundo. Partidos políticos, governos, instituições, ONGs, universidades...

- Todos querem Lula, no mundo. Partidos políticos, governos, instituições, ONGs, universidades... Os pedidos de visitas e palestras são incontáveis. É impossível atender a todos. Temos mais convites do que na época em que ele era presidente e a equipe do instituto é menor do que a do governo - revelou Clara ao GLOBO, sem revelar o valor cobrado pelo ex-presidente por palestra, que estima-se chegar a US$ 150 mil.

- Jurei a mim mesma que nunca seria responsável pela agenda do Lula, mas é exatamente o que tenho feito agora - confessou, numa reclamação branda.

Lula recebe título de doutor honoris causa em Paris - Foto: Divulgação

Segundo Clara Ant, o interesse mundial tem dois principais motivos. O primeiro é o fato de que Lula deixou o governo com 84% de aprovação depois de seu segundo mandato. "Isso é muito raro no mundo. Em geral, líderes tomam posse fortes e deixam o poder enfraquecidos, principalmente depois de oito anos no comando. Estão todos muito curiosos", afirmou.

O segundo motivo seria o crescimento econômico brasileiro e o comportamento do país durante a crise financeira mundial de 2008. Para Clara Ant, diversos países querem saber a receita brasileira de "combate à fome, pobreza, desigualdade social, desemprego, falta de oportunidades e moradia ao mesmo tempo em que lida com uma crise econômica internacional". Esse foi justamente o tema da palestra que ela deu em Tel Aviv para cerca de 60 empresários israelenses e brasileiros. O comércio entre os dois países aumentou 35% de 2009 a 2010 e hoje está estimado em US$ 1,8 bilhão.

Arquiteta se irrita com pergunta sobre gafe de ex-presidente

Em hebraico fluente, ensaiado durante os cinco dias de viagem ao país, a arquiteta nascida na Bolívia de família judia - que tem parentes em Israel e estudou arquitetura, na juventude, por dois anos no Instituto Technion, na cidade de Haifa - destrinchou passo a passo as medidas tomadas pelo governo Lula para conseguir que 28 milhões de brasileiros se elevassem a cima da linha de pobreza e 39 milhões subissem para a classe média.

- Criamos 15 milhões de novos empregos em oito anos de governo. E a presidente Dilma continua nesse viés. Desde que ela tomou posse, mais dois milhões de postos de trabalho foram criados - afirmou, entusiasmada.

A arquiteta só perdeu a calma quando foi perguntada sobre o mal-estar causado, durante a visita de Lula a Israel, pela recusa do ex-presidente em visitar a túmulo do fundador do sionismo, Theodor Herzl, o que levou o ministro das Relações Exteriores do país, Avigdor Lieberman, a boicotar o pronunciamento do líder brasileiro no Knesset (o Parlamento local) e melindrou a comunidade brasileira e a imprensa local. A recusa foi encarada por alguns como desaprovação da ideologia sionista, que prega a existência de um Estado Judeu no Oriente Médio, até porque Lula aceitou visitar o túmulo do ex-presidente palestino Yasser Arafat, em Ramallah, na Cisjordânia.

- Foi só uma questão de coordenação de agendas entre nós e os diplomatas israelenses. Não se pode reclamar apenas disso e ignorar que Lula foi duas vezes a Israel, visitou o Museu do Holocausto, discursou no Congresso, foi recebido pelo primeiro-ministro e pelo presidente. Isso tudo é sinal de apoio ao país. Quem fez feio foi o Lieberman, que destratou Lula em sua visita - respondeu Clara Ant, visivelmente irritada.


  1. DrRobert 27/10/2011 - 00h 00m

    Eu acredito que o culto à personalidade é sempre danoso.
  2. Este comentário é ofensivo ou inapropriado? Denuncie aqui

  3. Lourdes Sampaio26/10/2011 - 22h 55m

    Quanta frustração de pessoas q por serem vazias, sem conteúdo de qualidade a ser elogiado e q não suportam assistir o gráu de competência q o mundo dá a LULA. São o desfilar dessas frustrações e iras através de comentários q só comprovam o ser insignificante de quem comentou. Bons brasileiros ficam felizes por saber q apesar de críticas venenosas, nosso país cresceu na economia, na credibilidade e na melhor qualidade de vida do povo e q o mundo sabe distinguir essa guinada q demos.
  4. Este comentário é ofensivo ou inapropriado? Denuncie aqui

  5. Alfredo Alejo Garcia26/10/2011 - 21h 35m

    Eu concordo com o titulo desta matéria, porque neste mundo tem bobo para tudo!
  6. Este comentário é ofensivo ou inapropriado? Denuncie aqui

  7. Schamlos 26/10/2011 - 20h 41m

    Cade aquele bonezinho ridiculo, que pelo menos de servir para ele se aliviar quando estiver com dor de barriga ????kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkOu pra esconder a garrafa de pinga....kkkkk
  8. Este comentário é ofensivo ou inapropriado? Denuncie aqui

  9. Alemao55 26/10/2011 - 20h 30m

    A MONOGRAFIA VAI SER DE COMO SE DESTILA UMA BOA PINGA DA CANA DE AÇUCAR....
  10. Este comentário é ofensivo ou inapropriado? Denuncie aqui

  11. RMRCosta1 26/10/2011 - 20h 28m

    Lula parou de frequentar a escola na 4ª série primária e quando adulto deu expediente nos botequins de São Bernardo. Veja o circo de asneiras, anedotas e trapalhadas deixado pelo iletrado Lula no tempo que ele esteve fazendo espuma na presidência. Confira:http://www.youtube.com/watch?v=lX6pa1nCeFQ&feature=related
  12. Este comentário é ofensivo ou inapropriado? Denuncie aqui

  13. AIRDOG 26/10/2011 - 20h 13m

    REALMENTE, OS QUE NÃO ENXERGAM, OUVEM, NÃO CONSEGUEM SE EXPRESSAR OU LOCOMOVER, É QUE SÃO DIGNOS DESTES DIPLOMAS QUANDO ESTUDAM E SE FORMAM.JAMAIS ESSE AÍ, QUE POSSUI TODAS AS FACULDADES MENTAIS E FÍSICAS E SE OMITIU DE CUMPRIR SUAS OBRIGAÇÕES COMO PRESIDENTE E TOMAR AS MEDIDAS CABÍVEIS CONTRA OS MILHARES DE LADRÕES EM SEU GOVERNO.DEVERIA RECEBER UM DIPLOMA DE PHD EM CIÊNCIA DA OMISSÃO!
  14. Este comentário é ofensivo ou inapropriado? Denuncie aqui

  15. AIRDOG 26/10/2011 - 20h 07m

    VAMOS DE NOVO, POIS O CENSORSINHO, COMISSÁRIO DOS PETISTAS COMUNISTAS, CENSUROU:OS TOTÓS AQUI DE COPACABANA, TAMBÉM CONFERIRAM VÁRIOS DIPLOMAS HONORIS CAUSA PARA ELES, OS DEIXANDO PELAS CALÇADAS. BASTA ELE ESCOLHER!ESTES ESTRANGEIROS, CATEQUISADOS PELA PROPAGANDA DOS PETISTAS COMUNISTAS, ESTÃO DESLUMBRADOS, POIS NÃO SABEM NO QUE O GOVERNO DELE TRANSFORMOU ESTE INFELIZ PAÍS!DEVERIA RECEBER UM DIPLOMA HONORIS CAUSA DA UNIVERSIDADE DA ILHA DE ALCATRAZ, OU DA ILHA DO DIABO, NA GUIANA!
  16. Este comentário é ofensivo ou inapropriado? Denuncie aqui

  17. Schamlos 26/10/2011 - 19h 58m

    Trata-se realmente de uma psicopatia...Alguem tem que dizer a esses senhor que um porco mesmo cheio de colares de perolas , continua sendo um porco......
  18. Este comentário é ofensivo ou inapropriado? Denuncie aqui

  19. SHAMELESS 26/10/2011 - 19h 32m

    TEM UM "HONORIS" AQUI DA MINHA RUA PARA DAR PRA ELE...SÓ NÃO SEI QUANDO VAI SER A NOSSA VEZ DE ENTREGARMOS ESSE VALIOSÍSSIMO PREMIO...AGUARDAMOS ANSIOSOS POR ESTE MOMENTO...
  20. Celso Sá - Como podem ver , ao ler os comentários acima, este pessoal, não tem condições de avaliar a obra de Lula. Após retirar 30 milhões da linha de miséria e cumprir a promessa das três refeições para cada brasileiro, culpam-lhe por dividir um banco numa aeronave, agora lotada de porteiros, operários, biscateiros e etc.; culpam-lhe por sua empregada doméstica possuir na sua casa um computador idêntico ao do seu filho; acham despropositado fequentar a Universidade com um monte de negros e moradores da perifería; culpam-lhe por não achar mais mão de obra barata para ocupar o sub emprego da empresa da sua família; culpam-lhe por seu carro ter que dividir a rua com os novíssimos automóveis da nova classe média. Não vão parar nunca, nem nós, pois como o LULA, somos o novo. Parabéns LULA !

Parabéns Presidente Lula !

LEIA MAIS : Ex-presidente Lula viaja ao redor do mundo para dar palestras com uma série de regalias

A arquiteta e fundadora do PT revelou que Lula tem, na fila, nada menos do que 50 oferecimentos de diplomas de doutor honoris causa de universidades pelo mundo, mas sua equipe não consegue encontrar tempo para responder a todos os convites. Desde que deixou o governo, o ex-presidente já recebeu sete diplomas e estuda, agora, aceitar o da Universidade Hebraica em Jerusalém - que fez o convite em março do ano passado, quando o ex-presidente visitou Israel.

Todos querem Lula, no mundo. Partidos políticos, governos, instituições, ONGs, universidades...

- Todos querem Lula, no mundo. Partidos políticos, governos, instituições, ONGs, universidades... Os pedidos de visitas e palestras são incontáveis. É impossível atender a todos. Temos mais convites do que na época em que ele era presidente e a equipe do instituto é menor do que a do governo - revelou Clara ao GLOBO, sem revelar o valor cobrado pelo ex-presidente por palestra, que estima-se chegar a US$ 150 mil.

- Jurei a mim mesma que nunca seria responsável pela agenda do Lula, mas é exatamente o que tenho feito agora - confessou, numa reclamação branda.


Segundo Clara Ant, o interesse mundial tem dois principais motivos. O primeiro é o fato de que Lula deixou o governo com 84% de aprovação depois de seu segundo mandato. "Isso é muito raro no mundo. Em geral, líderes tomam posse fortes e deixam o poder enfraquecidos, principalmente depois de oito anos no comando. Estão todos muito curiosos", afirmou.

O segundo motivo seria o crescimento econômico brasileiro e o comportamento do país durante a crise financeira mundial de 2008. Para Clara Ant, diversos países querem saber a receita brasileira de "combate à fome, pobreza, desigualdade social, desemprego, falta de oportunidades e moradia ao mesmo tempo em que lida com uma crise econômica internacional". Esse foi justamente o tema da palestra que ela deu em Tel Aviv para cerca de 60 empresários israelenses e brasileiros. O comércio entre os dois países aumentou 35% de 2009 a 2010 e hoje está estimado em US$ 1,8 bilhão.

Arquiteta se irrita com pergunta sobre gafe de ex-presidente

Em hebraico fluente, ensaiado durante os cinco dias de viagem ao país, a arquiteta nascida na Bolívia de família judia - que tem parentes em Israel e estudou arquitetura, na juventude, por dois anos no Instituto Technion, na cidade de Haifa - destrinchou passo a passo as medidas tomadas pelo governo Lula para conseguir que 28 milhões de brasileiros se elevassem a cima da linha de pobreza e 39 milhões subissem para a classe média.

- Criamos 15 milhões de novos empregos em oito anos de governo. E a presidente Dilma continua nesse viés. Desde que ela tomou posse, mais dois milhões de postos de trabalho foram criados - afirmou, entusiasmada.

A arquiteta só perdeu a calma quando foi perguntada sobre o mal-estar causado, durante a visita de Lula a Israel, pela recusa do ex-presidente em visitar a túmulo do fundador do sionismo, Theodor Herzl, o que levou o ministro das Relações Exteriores do país, Avigdor Lieberman, a boicotar o pronunciamento do líder brasileiro no Knesset (o Parlamento local) e melindrou a comunidade brasileira e a imprensa local. A recusa foi encarada por alguns como desaprovação da ideologia sionista, que prega a existência de um Estado Judeu no Oriente Médio, até porque Lula aceitou visitar o túmulo do ex-presidente palestino Yasser Arafat, em Ramallah, na Cisjordânia.

- Foi só uma questão de coordenação de agendas entre nós e os diplomatas israelenses. Não se pode reclamar apenas disso e ignorar que Lula foi duas vezes a Israel, visitou o Museu do Holocausto, discursou no Congresso, foi recebido pelo primeiro-ministro e pelo presidente. Isso tudo é sinal de apoio ao país. Quem fez feio foi o Lieberman, que destratou Lula em sua visita - respondeu Clara Ant, visivelmente irritada.



quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Feliz Aniversário, Presidente!

Em 27 de outubro de 1945, um menino nascia em Caetés. Seria apenas mais um menino pobre de pai e mãe analfabetos, mas não foi. Seria apenas mais um nordestino assolado pela seca e pela miséria, mas não foi. Seria apenas mais um retirante fugindo da tragédia da fome, mas não foi. Seria apenas mais um operário na grande São Paulo engolidora de sonhos, mas não foi. Seria apenas mais um sindicalista a peitar a Ditadura Militar, mas não foi.


Seria apenas mais um líder a guiar os seus companheiros na construção do seu partido, um partido só de trabalhadores, mas não foi. Seria apenas mais deputado, o mais votado no país, mas não foi. Seria mais um eterno candidato a Presidente, mas não foi. Seria mais um Presidente da República do Brasil, mas não foi.

Luiz Inácio Lula da Silva, seria apenas mais um brasileiro, mas não é, pois é o maior responsável junto com milhões da grande transformação , maior da sua história, verificada neste país. Presidente, estes 30 milhões, a população do Canadá, que ajudastes a sair da miséria, estão aqui para assoprarem com você as velinhas do seus 66 anos e mostrar que este sopro é parte dos ventos que estão levando este país a vitória. Feliz Aniversário, Presidente!

domingo, 23 de outubro de 2011

Vamos Remover a Política de Remoção

A futura remoção da Comunidade da Vila Autódromo será mais um legado de violência da Copa do Mundo/Olimpíadas contra o povo pobre desta cidade. Há mais de 50 anos faz-se remoção de pessoas nesta cidade. Com Carlos Lacerda, o 'incêndio da favela do pinto" virou Selva de Pedra, a Catacumba virou Lagoa, Pasmado virou Rio Sul , Parque e Morada do Sol. Para onde foram estas pessoas ?
Vila Esperança , Vigário Geral, Vila Kennedy, Bangu e Cidade de Deus em Jacarepaguá.

Algum idiota da objetividade (Nelson Rodrigues) poderia afirmar que estou defendendo a favelização (favelização rima com omissão), mas estamos falando de pessoas, da sua cultura, dos seus relacionamentos, não podemos, em pleno século XXI, continuar a segregar famílias, da mesma forma que fizeram no passado, atendendo as ordens da Aliança para o Progresso. (Por isso o nome V. Kennedy)


Basta olhar os bairros da Z. Norte e com para aos da Z. Sul : no transporte, nas escolas, nos postos de saúde e hospitais, no efetivo da guarda municipal, câmeras da CET-Rio, estado das calçadas, agenda cultural- shows - etc., creches, iluminação pública, obras e investimentos. Não há motivo para uma família que está instalada na Z. Sul/Barra próximo ao seu local de trabalho/escola, se transferir p/ Z.Norte/ Sepetiba.
As comunidades do Santa Marta, Cantagalo, Rocinha, Pavão/Pavãozinho, C.Mangueira, Babilônia , etc, provaram que uma outra abordagem destas comunidades é possível. Sei da admiração do Eduardo Paes, por Lacerda, Sandra Cavalcanti e Cesar Maia, mas os tempos são outros Prefeito.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Royalties

A discussão sobre os royalties ainda está muito pequena. Vamos aproveitar a oportunidade e "nacionalizar " os diversos tipos de royalties no país. O minérios metálicos , o carvão mineral, a água tanto em barragens como na irrigação, etc... É muito justo , se vicê tem um boi, e usa 15 mil litros de água para produzir um kg. de carne, que contribua para "caixinha do royalties " Casadinho dorme junto !


A agua necessária produzir 1 kg. de alimento . Poderia contribuir para a 'caixinha dos royalties" Trigo: 1.300 litros
Milho: 900
Arroz: 3.400
Carne de frango: 3.900

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Guanabara de Niterói: prefeitura briga, mercado fecha e cliente paga conta

19/10/2011 às 23:30 EXTRA

Guanabara de Niterói: prefeitura briga, mercado fecha e cliente paga conta

O Guanabara de Niterói ficou fechado por causa de uma ordem da prefeitura Foto: Thiago Lontra
Andréa Machado e Fabiana Paiva
Tamanho do texto A A A

O aniversário dos Supermercados Guanabara, no ano passado, fez a alegria de clientes que aproveitaram os descontos, mas os congestionamentos no trânsito por conta das promoções desagradaram à Prefeitura de Niterói. Em 2010, logo após o início da campanha de preços baixos, o prefeito Jorge Roberto Silveira alterou o Código de Posturas da cidade, o que, ontem, fez com que a loja de Niterói ficasse fechada por boa parte da manhã.

A abertura da loja da Avenida Marquês de Paraná foi embargada pela Secretaria municipal de Segurança e Controle Urbano na terça-feira. Segundo o secretário Wolney Trindade, as promoções provocaram um caos no trânsito. Na manhã de ontem, a rede conseguiu uma liminar que permitiu o funcionamento.

O EXTRA teve acesso a documentos apresentados pelo Guanabara à prefeitura, que informavam sobre o evento e o aumento no movimento diário para 12 mil pessoas — normalmente, recebe oito mil clientes —, cumprindo a legislação alterada em virtude do aniversário de 2010. A rede ainda pagou R$ 20 mil à Empresa Pública de Trânsito (NitTrans) para custear horas extras de agentes de controle de tráfego.

‘Ilegal e arbitrário’

Para a juíza Angélica dos Santos Costa, que concedeu a liminar ao Guanabara, o supermercado seguiu as normas para a realização do evento. Para ela, o embargo foi "ilegal e arbitrário". Na decisão, a magistrada alegou que não seria "lícito ao município transferir a deficiência, a inoperância e a incapacidade suas de gerir o trânsito local ao evento produzido pelas empresas privadas".

Segundo a prefeitura, a rede deixou de cumprir o Decreto 10.816/2010, que exige a apresentação de um parecer técnico sugerindo soluções para minimizar os impactos no trânsito. Por isso, recorrerá da liminar.

O Guanabara afirmou que, ao obter o "nada a opor" da prefeitura, concluiu que os documentos apresentados bastariam. A rede, porém, alega ter contratado uma empresa para elaborar o parecer, que deverá ser entregue hoje. Ontem, foi acordado que o estacionamento da loja ficará fechado até o término do estudo.

Só de madrugada

A alternativa para que o trânsito em Niterói não seja prejudicado pela campanha de aniversário do Guanabara seria que os preços mais baixos fossem oferecidos somente a partir das 20h. A ideia é do secretário municipal de Segurança e Controle Urbano, Wolney Trindade.

— A promoção da rede inviabilizou o trânsito na cidade. Trouxe problemas para os hospitais Antônio Pedro e Azevedo Lima e para a UPA do Fonseca, que não conseguiram sair com suas ambulâncias. Propus ao supermercado que faça essas promoções especiais das 20h às 6h, para não haver problemas no trânsito — explicou Trindade.

Normalmente complicado por conta das obras para a construção de um mergulhão, o tráfego no Centro de Niterói ficou mais confuso na manhã de ontem, quando clientes fecharam um trecho da Avenida Marquês de Paraná, usando carrinhos do supermercado.

— Se o prefeito (Jorge Roberto Silveira) tem dinheiro e pode sustentar a família dele fazendo compras em supermercado caro, ótimo. Mas nós, que ganhamos um salário mínimo, não temos muitas opções — reclamou a dona de casa Ariana Conceição, de 25 anos.

Grávida de oito meses, Roseana Ferreirinha, de 30, aguardou a abertura da loja por quase quatro horas:

— Tem gente que precisa da promoção. É ridículo proibir a população de comprar barato por causa do trânsito.

Medida exagerada

O engenheiro de Transportes Fernando Mac Dowell considerou um exagero a Prefeitura de Niterói embargar a abertura do supermercado.

— É a mesma coisa que fechar o Sambódromo ou impedir a realização do Rock in Rio. A culpa não é do supermercado, mas da falta de preparo do poder público. Isso é questão de engenharia. A prefeitura é responsável por enviar guardas para organizar a fluidez do trânsito — opinou o professor e doutor em Engenharia de Transportes da UFRJ.

O professor da Engenharia da Uerj José Guerra afirmou que a presença de guardas impedindo a formação de fila dupla poderia ter minimizado o problema, mas não eliminaria os congestionamentos.