domingo, 23 de outubro de 2011

Vamos Remover a Política de Remoção

A futura remoção da Comunidade da Vila Autódromo será mais um legado de violência da Copa do Mundo/Olimpíadas contra o povo pobre desta cidade. Há mais de 50 anos faz-se remoção de pessoas nesta cidade. Com Carlos Lacerda, o 'incêndio da favela do pinto" virou Selva de Pedra, a Catacumba virou Lagoa, Pasmado virou Rio Sul , Parque e Morada do Sol. Para onde foram estas pessoas ?
Vila Esperança , Vigário Geral, Vila Kennedy, Bangu e Cidade de Deus em Jacarepaguá.

Algum idiota da objetividade (Nelson Rodrigues) poderia afirmar que estou defendendo a favelização (favelização rima com omissão), mas estamos falando de pessoas, da sua cultura, dos seus relacionamentos, não podemos, em pleno século XXI, continuar a segregar famílias, da mesma forma que fizeram no passado, atendendo as ordens da Aliança para o Progresso. (Por isso o nome V. Kennedy)


Basta olhar os bairros da Z. Norte e com para aos da Z. Sul : no transporte, nas escolas, nos postos de saúde e hospitais, no efetivo da guarda municipal, câmeras da CET-Rio, estado das calçadas, agenda cultural- shows - etc., creches, iluminação pública, obras e investimentos. Não há motivo para uma família que está instalada na Z. Sul/Barra próximo ao seu local de trabalho/escola, se transferir p/ Z.Norte/ Sepetiba.
As comunidades do Santa Marta, Cantagalo, Rocinha, Pavão/Pavãozinho, C.Mangueira, Babilônia , etc, provaram que uma outra abordagem destas comunidades é possível. Sei da admiração do Eduardo Paes, por Lacerda, Sandra Cavalcanti e Cesar Maia, mas os tempos são outros Prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Este é um espaço livre!