quinta-feira, 12 de maio de 2011

Ipea: Brasil tem menos funcionários públicos do que os Estados Unidos





BRASÍLIA - Ao contrário do que se imagina, o número de servidores públicos no Brasil não é tão alto em comparação a outros países. Segundo levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Brasil tem menos servidores como proporção do total de trabalhadores ocupados que todos os parceiros do Mercosul (Argentina, Uruguai e Paraguai), Estados Unidos, França, Espanha, Alemanha, Austrália, Dinamarca, Finlândia e Suécia.

"Mesmo nos Estados Unidos, a mais importante economia capitalista, caracterizada pelo seu caráter "privatista" e pelo seu elevado contingente de postos de trabalho no setor privado, o peso do emprego público chega a 15% dos ocupados", aponta o estudo Emprego Público no Brasil: Comparação Internacional e Evolução Recente.

O Brasil tinha em 2005 um total de 10,7% de seus trabalhadores ocupados no setor público. Em 1995, esse percentual era de 11,3%. O Canadá tem um índice de 16,3%, e a Austrália, de 14,4%. O país com maior proporção de funcionários públicos é a Dinamarca: 39,2%,

Segundo o Ipea, não há razão para se afirmar que o Estado brasileiro seja "inchado" por um suposto excesso de funcionários públicos. A pesquisa revela que o atual contexto de crise, em especial, é justamente o momento para se discutir o papel que pode assumir o emprego público na sociedade brasileira.

O estudo conclui que existe espaço para a criação de ocupações emergenciais no setor público brasileiro, especialmente nas áreas mais afetadas pelo desemprego, ou seja, o emprego público - mesmo que em atividades temporária.

De acordo com o estudo, o Brasil possui aproximadamente 189 milhões de habitantes. No período de 2003 a 2007, foram registrados mais de 10 milhões de pessoas inseridas no serviço público, o que representa um crescimento de 3,63% no setor. Do total, cerca de 4 milhões de servidores se concentram na região Sudeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Este é um espaço livre!