segunda-feira, 12 de outubro de 2009

A Câmara e JORGE ROBERTO negam verbas para os Conselhos Tuterares

Companheiros e companheiras,
Como é que a nossa Niterói, vira “porta de cemitério”, ou seja, só notícia ruim. Esta do veto das verbas para o Conselho Tutelar é apenas mais uma. O que a classe política deve entender é que nos próximos dois meses vai contemplar um quarto dos mandatos de suas “Excelências”, 25%%. Estamos a pouco mais de 900 dias de uma Copa do Mundo e a menos de sete anos de uma Olimpíada. Teremos hotéis? Estamos qualificando nossos restaurantes e shoppings? E o nosso transporte? Será a mesma Ingá e Pendotiba?

Com direito às Barcas S/A, que transforma estação de passageiros em “praça de alimentação”.
Nada contra o Prefeito, que se elegeu com o voto universal e democrático, mas o seu conhecido estilo “Cabeça de Bacalhau” você sabe que existe mas não vê , não combina com sacudir a cidade e prepará-la para receber os turistas que gostam de visitar cidades próximas,principalmente os da Copa do Mundo que circulam muito dentro dos países.

Qualquer folheto de Agência de turismo faz esta indicação : Vai para Paris ? Então conheça também Compiègne ,de importância histórica significativa, com uma floresta linda e enorme!, Chantilly, onde foi inventado o chantilly, obviamente, Pierrefond o castelo de Pierrefond inspirou a história da Bela Adormecida ou se o destino é Madri, conheça em Alcalá de Henares, por exemplo, muralhas do século 16 e a universidade renascentista, de 1496 - a mais antiga da Espanha, em Aranjuez, o visitante vai conhecer o antigo palácio de verão dos reis, com suas valiosas obras de arte e uma curiosa coleção de relógios. Uma das mais pitorescas cidades desta rota é Chinchon. Cidade com pouco mais de cinco mil habitantes que carrega a fama de ter realizado a primeira tourada da Espanha, no século 16, em homenagem ao rei Felipe .

E na nossa Niterói ? Quais serão os investimentos para atrair turistas e colher empregos?
Penso que neste momento, se tirarmos as verbas do Governo Federal, para o corredor da Alameda, obras do PAC Cidades no Morro do Preventório, em obras de saneamento integrado na Vila Ipiranga e de urbanização nas comunidades do Morro da Cocada e do Capim Melado, o pólo de cinema na UFF, os investimentos na saúde, entre outras, não fica nada.
Não tenho conhecimento que sobram recursos nos Conselhos Tutelares, nas Creches e nas escolas municipais. Se a tendência é negar verbas para o desenvolvimento humano, Niterói continuará uma cidade partida e sem a lenda da quarta cidade em qualidade de vida. Para quem duvidar, posso dar um roteiro para passeio noturno das nossas autoridades em diversos endereços até da Zona Sul, sem seguranças obviamente de carro ou a pé.

Precisamos de uma agenda positiva, que inclua a MOBILIDADE E ACESSIBILIDADE URBANA, discutindo o transporte rodoviário, inclusive para portadores de necessidades permanentes, gratuidades de idosos e desempregados, onibus para pequenos fretes, teleféricos nas comunidades, calçadas sem buracos, pontos de táxi, estacionamento.
E principalmente tarifa de ônibus. Vamos importar um gestor uruguaio ou argentino, pois em Buenos Aires ou Montevidéu, a tarifa custa R$ 0,90. Metrô ? R$ 0,60. Em Porto Alegre, uma vez por mês, sempre domingo ou feriado, a população não paga passagem de ônibus.

Difícil é ver até o Partido que ajudamos a nascer, embrulhado numa situação destas de negar verba para os Conselhos Tutelares, durante o mês das crianças, na contra mão da história, quando no GOVERNO LULA, A MORTALIDADE INFANTIL, CAIU 30 %. Vamos repetir os dados da UNESCO, no GOVERNO LULA, A MORTALIDADE INFANTIL, CAIU 30 %. De novo, no GOVERNO LULA, A MORTALIDADE INFANTIL, CAIU 30 %.

Mas sou um otimista, acho que dá para mudar a situação de estagnação e sacudir a cidade. Sei que boa parte da classe política está no mínimo 20 anos mais velha em relação a 1988, mas se mirarmos nos exemplos de Alencar e Lula, o primeiro com entusiasmo despacha normalmente no hospital depois de quinze intervenções cirúrgicas no abdome aos 75 anos de idade. O segundo (pelo menos neste texto Lula é segundo), Lula chega da Dinamarca e arredores e despacha pela manhã como se nada tivesse acontecido (Fonte :agenda do Noblat).
Mãos a obra pessoal !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Este é um espaço livre!