Escrevo as 6:45 da manhã, a cinco ou seis horas da decisão sobre a sede das Olimpíadas de 2016. Indo direto ao assunto, acho que Madri e Tóquio estão aí de bucha. A primeira porque em 2012 teremos uma Olimpíada em Londres, e em Tóquio para não realizar uma segunda Olimpíada na mesma cidade. Apesar destas duas cidades ostentarem a condição de capitais dos seus países.
Chicago, seria a oportunidade de realizar uma Olimpíada junto a outra potência do esporte mundial, o Canadá. Igual a uma competição de futebol fosse sediada em Porto Alegre, juntando Brasil e Argentina e dois públicos fanáticos.
Os EUA , precisam de um grande evento mundial para livrar-se das urucubacas do governo George Bush e a crise mundial que surgiu no seu sistema de financiamento imobiliário e abalou o mundo.
Mas uma Olimpíada falando plenamente o inglês, assegurando num mercado de bilhões de dólares, neste momento de saída da crise, tem um único endereço, Chicago. Contra esta idéia, apenas as grandes restrições da entrada no país dos turistas, mas que a própria burocracia pode superar.
O Rio de Janeiro apesar da competência da sua campanha nestes dois últimos anos, tem contra si a violência e a corrupção no país, aspecto que não é maior ou menor que na maioria dos países do mundo, mas é enfatizado sistematicamente pela nossa mídia e claro com ampla repercussão no exterior. Já imaginaram os recentes escândalos do mercado americano, cobertos e comentados pela Míriam Leitão ?
A falta de homogenidade entre os Governos Federal, Estadual e Municipal que perdurou e causou insegurança no COI, até 31 de Dezembro de 2008, quando termina a era Cezar Maia.
A falta de grandes hotéis, pois temos o ex- Meridian e o Nacional fechados. Para as festas de fim de ano, os pacotes são fechados com até dois anos de antecedência.
O Brasil realiza uma Copa do Mundo, dois anos antes. Vejam a alternância dos continentes. Em 96, Olimpíada em Atlanta, 98 Copa na França; 2000 Olimpíada em Sidney, 2002 Copa , Japão / Coreia; 2004 Olimpíadas em Atenas, 2006 , Copa na Alemanha , no mesmo continente com 1800 km de Atenas; 2008 , Olimpíada em Pequim, 2010, Copa na África do Sul; 2012 , Olimpíadas em Londres , 2014 , Copa no Brasil.
O mercado não gosta de arriscar, estrear uma Olimpíada em 2016 na América do Sul, antecedido de uma Copa, pode não ser um bom negócio.
Desta forma, acho que vai dar Chicago, infelizmente.
sexta-feira, 2 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Este é um espaço livre!