segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Seu Ítalo o "Ecumênico "

O apoio do Cabral a Dilma me lembrou o esperto líder da Associação de Moradores do Morro da Boa Vista em Niterói. Era o ano de 1982, cinco partidos disputavam um acirrado pleito. Lembro-me dos números e dos candidatos a Governador: 1 - PDS - Moreira Franco; 2 - PDT - Brizola ; 3 - PT - Lisâneas-; 4 - PTB - Sandra Cavalcanti ; 5 - PMDB - Miro Teixeira.
Campanha na rua, os candidatos a Prefeito eram as âncoras de cada partido nas cidades. O candidato do PT era o nosso saudoso companheiro Engenheiro Eduardo Travassos do Carmo, conhecido também no movimento estudantil como “Cavalo Doido”. Os partidos organizavam caminhadas, comícios e claro, subida aos morros.
Aí entra o seu Ítalo da Boa Vista. Com um enorme controle sobre a comunidade, seu Ítalo recebia todas as caravanas pessoalmente, inclusive na sua residência com um cafezinho e água.
Naquele momento da visita, você tinha a impressão nítida, que se dependesse do Morro da Boa vista, a campanha era vitoriosa. Por conta da Ditadura, o voto era vinculado, ou seja, o voto no Vereador teria que ser o mesmo partido do Prefeito, dos Dep. estadual e federal, dos Senadores e do Governador.
Era que no morro da Boa vista você só via faixas e cartazes do seu partido. Mas bastava você descer e subir outra comitiva, que o morro virava casaca. Tudo isso muito bem operado pelo Seu Ítalo com toda a precisão.
31 anos depois, os tempos são outros, mas acho que o Cabral tomou umas “lições” com seu Ítalo, quando diz o seu apoio para Presidente em 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Este é um espaço livre!