terça-feira, 26 de abril de 2011

“Nada é tão ruim que não possa piorar”

“Nada é tão ruim que não possa piorar”
Lei de Murphy faz 60 anos e continua divertindo com suas verdades pessimistas
Dolores Mendes - editora
Atualizada: 10/02/2011 - 22h49min

Média (3 votos)

Alterar o tamanho
do texto


Se você está se sentindo bem, não se preocupe. Isso passa. Sorria! Amanhã será pior. Nada é tão bom que alguém, em algum lugar, não vai odiar. Essas são algumas premissas da Lei de Murphy, que afirma que tudo que pode dar errado, vai dar errado.

A lei completa 60 anos neste mês. Ela é uma corrente pseudocientífica nascida nos Estados Unidos em 1949 a partir do resultado de um teste de tolerância à força feito pelo engenheiro aeroespacial norte-americano Edward A. Murphy.

Ele deveria apresentar os resultados do teste, mas os sensores que iriam registrá-lo falharam exatamente na hora. Frustrado, Murphy disse “se este cara tem algum modo de cometer um erro, ele o fará” (em referência ao assistente que havia instalado os sensores).

A partir dessa frase foi criado o ditado de que “se existe mais de uma maneira de se executar uma tarefa, e alguma dessas maneiras resultar num desastre, certamente será a maneira escolhida por alguém para executá-la”.

Os pessimistas continuam acreditando que, “por mais tomadas que se tenham em casa, os móveis estão sempre na frente” e que “existem dois tipos de esparadrapo: o que não gruda e o que não sai”.

É muito azar sair de casa de bicicleta e, no meio da rua, um passarinho que passava voando fazer cocô na sua cabeça. Foi assim com o artesão Marcos Moura. “Eu nunca vi isso, tanto lugar pra fazer e ele vem me achar aqui embaixo e me acertar, haja explicação pra isso”, disse.

O mecânico Hélio Cláudio de Souza até filosofa sobre erros, acertos e o estado emocional da pessoal naquele determinado momento, mas também se diverte com a Lei de Murphy. “Tem horas que parece que a gente tem uma nuvem negra sobre a cabeça, a gente conserta uma peça e estraga outra e vai consertando e logo descobre outra”, disse.

Enquanto está envolvido no conserto do carro, vê o filho chegando com uma bolacha na mão. Ele já passara a margarina na bolacha e ela caiu, claro, com a parte da margarina pra baixo. Hélio Cláudio lembra, mais uma vez, a Lei de Murphy: “O pão sempre vai cair com a manteiga para baixo”.


O violeiro Luiz Salgado nem gosta de se lembrar do branco que sofreu num show. Ele e a mulher, Lílian Fulo, cantavam uma música e de repente esqueceram o mesmo trecho. “Foi um branco geral, agora pensa se isso não é a Lei de Murphy atuando, não dava pra um só esquecer o trecho, tinha que ser os dois no mesmo momento?”

Culpa da Lei de Murphy, afinal “dois monólogos não fazem um diálogo”.

A sua fila é sempre mais lenta que a do lado

Dolores Mendes

Gosuen lembra que até Bill Gates foi atingido pelas ações da Lei de Murphy

Você está no caixa do supermercado e acha que a fila anda muito lentamente. Muda de caixa e vê que a fila de onde você saiu começa a andar rapidamente. A sua, no entanto, parou. Esta sensação é vivida por quase todo mundo em caixas de supermercados. “Isso aí é, com certeza, se você mudar de fila a que você estava vai ser mais rápida, a outra é sempre a mais rápida, a sua é sempre a mais lenta”, disse o cantor Luiz Mazza.

“Acontece comigo quase todos os dias”, afirmou o motorista João Venâncio. Ele nem conhece a Lei de Murphy, mas diz achar que “é a lei mais certa que já inventaram no mundo”.

O médico Roberto Gosuen conheceu a lei quando trabalhava com informática. É essa área a que mais parece sofrer com as intempéries. “A gente fazia tudo certinho e, quando ia instalar o programa para o cliente, alguma coisa dava errado”, disse o médico. Ele lembra que o próprio Bill Gates sofreu as ações de Murphy quando foi apresentar o Windows XP.

“Era tudo lindo, tudo acertado e, na hora da apresentação, deu tela azul, ou seja, pane no sistema”, disse Roberto Gosuen. Segundo ele, a lei pode ser aplicada em todos os campos profissionais e na vida pessoal. Como médico, ele também vive situações inusitadas. Larga um compromisso para atender uma situação de emergência em que uma criança passa mal com diarréia e, quando volta, os amigos riem da diarréia dele. “Não adianta explicar, alguém disse que eu saí por causa de uma diarreia e aí ela fica sendo minha, é a lei de Murphy atuando.”

Frases

Todo corpo mergulhado numa banheira faz tocar o telefone

A probabilidade de o pão cair com o lado da manteiga virado para baixo é proporcional ao valor do carpete

O modo mais rápido de se encontrar uma coisa é procurar outra. Você sempre encontra aquilo que não está procurando

A informação necessária é sempre a menos disponível.

Qualquer coisa leva mais tempo do que você espera.

As coisas podem piorar, você é que não tem imaginação.

Se você é capaz de distinguir entre o bom e o mau conselho, você não precisa de conselho.

Por mais bemfeito que seja o seu trabalho, o patrão sempre achará onde riscá-lo. Nenhum patrão mantém o empregado que está certo o tempo todo.

O pessimista só vê o sol como fazedor de sombras.

Toda partícula que voa, sempre encontra um olho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Este é um espaço livre!