sexta-feira, 1 de abril de 2011

O Transporte no Rio de Janeiro

Desta vez, 31 de março, foi o Metro, segundo grande problema em uma semana.
Notícia publicada no O Globo on line de 1/abr.

Problema na Linha 1 deixa metrô parado entre as estações do Catete e Ipanema

Publicada em 31/03/2011 às 21h05m

Marcelo Dutra População se revolta em confusão no <span class=metrô (Foto: Marcelo Carnaval / Agência O Globo)" border="0">

RIO - Um problema na Linha 1 deixou o metrô parado por uma hora entre as estações do Catete e General Osório, em Ipanema, entre 18h51m e 19h50m da noite desta quinta-feira., Nas demais estações das linhas 1 e 2, o transporte de passageiros passou a funcionar com intervalos irregulares. A Agetransp informou que seu Centro de Monitoramento de Concessionárias detectou, às 18h40m, um incidente na subestação de energia da Concessionária Metrô Rio. De acordo os bombeiros do quartel do Humaitá, que enviaram várias equipes para o local, uma pessoa teria tomado uma forte descarga elétrica ao tentar atravessar os trilhos na altura da estação de Botafogo. Contudo, a concessionária Metrô Rio negou de forma veemente que tal incidente tenha acontecido (assim como qualquer explosão ou incêndio), e atribuiu a paralisação dos trens a um problema elétrico interno. Em nota, a assessoria do Metrô Rio afirmou que houve um problema de abastecimento de energia na via, mas acrescentou que as estações que apresentaram problema foram reabertas às 19h50m. Desde então, a Linha 1 já está operando normalmente, e a circulação dos trens da Linha 2 foi estendida de Pavuna até Ipanema/General Osório, para atender a demanda de passageiros. Ainda de acordo com a concessionária, os passageiros foram ressarcidos.

Técnicos da Câmara de Transportes e Rodovias da Agetransp também se dirigiram ao local para apurar o que aconteceu, e a agência instaurou processo regulatório.

EU-REPÓRTER: Teve alguma problema? Mande seu relato, vídeos e fotos para a gente

TWITTER: para mais notícias de cidade siga o twitter da editoria Rio

Segundo passageiros dos trens do Metrô, houve uma série de explosões na estação de Botafogo no fim da tarde. A passageira Amanda Lopes, que estava na plataforma de Botafogo aguardando um trem, disse que as explosões foram seguidas de fumaça, mas que ela não sabia ao certo de onde provinha o problema:

- Quando ouvimos o barulho das explosões, ficamos todos apavorados sem saber o que estava acontecendo nem para onde devíamos ir. Foi quando vimos vários seguranças correrem com extintores de incêndio nas mãos. Fiquei ainda mais assustada. As pessoas que estavam na plataforma comigo ajudaram a abrir as portas dos vagões devido ao pânico de quem estava lá dentro e não conseguia sair. Era hora do rush, e havia muita gente dentro dos vagões e nas plataformas.

Houve falta de energia elétrica na estação de Botafogo e nas ruas próximas. Dentro dos vagões, em Botafogo, houve pânico. De acordo com a consultora de seguros Maria Lúcia Vieira Pereira, as luzes da estação e do vagão em que ela estava se apagaram por volta das 19h.

- A luz ficou apagada, o ar-condicionado também e, como as portas estavam fechadas, as pessoas começaram a bater nas portas do vagão chamando a segurança pois se sentiram presas, apavoradas. Alguns passageiros finalmente conseguiram abri-las e saímos. Vi bastante fumaça nos trilhos. Não sei isso é normal - disse.

No twitter do jornal O GLOBO, internautas relataram a situação. Eles contam que os bombeiros já estariam na estação de Botafogo, onde foram ouvidos barulhos de explosão.

"Passageiros abriram as portas dos vagões e estão saindo por conta própria! E filmando!", escreveu o leitor brunosiq.

Ainda pelo twitter, uma leitora contou que o marido estava preso num vagão entre as estações Flamengo e Botafogo:

"Meu marido está em um carro, entre Flamengo e Botafogo. Mto calor, sem ar, sem informação", diz suzanasiq.

Na quarta-feira, uma composição de manutenção do metrô apresentou problema e ficou parada entre as estações Estácio e Central, no sentido Zona Sul, o que causou muitos transtornos para os usuários do transporte. Passageiros que saíam da Tijuca e seguiam para o Centro e Zona Sul tiveram que desembarcar na estação Estácio, atravessar a passarela e embarcar em outro trem na estação Cidade Nova. Quem saía da Pavuna, na Linha 2, sentido Saens Peña, teve que fazer a operação inversa.

O valor do bilhete do Metrô aumenta neste sábado de R$ 2,80 para R$ 3,10.




O que esta precisando para tomarmos uma posição ? A empresa tem a cara de pau de dizer que não foi nada .... Releia a sua declaração:
Contudo, a concessionária Metro Rio negou de forma veemente que tal incidente tenha acontecido (assim como qualquer explosão ou incêndio), e atribuiu a paralisação dos trens a um problema elétrico interno. Em nota, a assessoria do Metro Rio afirmou que houve um problema de abastecimento de energia na via, mas acrescentou que as estações que apresentaram problema foram reabertas às 19h50m.
Estação fechada, explosões, pânico, estação as escuras e não foi nada ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Este é um espaço livre!