sábado, 2 de abril de 2011

Será o Fim do "gato"


Publicado no Blog do Zé
|
Fim do "gato", 1º ponto do acordo em obras
Avançam as negociações para pacto que põe fim a impasse...

O fim do "gato", a proibição à intermediação dos atravessadores que, em troca de fantásticas promessas nunca cumpridas, aliciam operários para as grandes obras de infraestrutura do país, foi o 1º ponto fechado no pacto tripartite entre governo-empreiteiras-centrais sindicais para resolver o problemas das péssimas e degradantes condições de trabalho na área.

A proibição foi acertada na reunião de hoje para a discussão do pacto, a segunda entre o secretário-geral da Presidência da República, ministro Gilberto Carvalho, as centrais sindicais e os representantes das empreiteiras. A partir de agora, a contratação de trabalhadores das obras do PAC passa a ser através do SINE - Sistema Nacional de Emprego.

Outro tema que tomou boa parte das discussões na reunião de hoje, segundo o presidente da Força Sindical, Miguel Torres, é a violência nos canteiros de obras. O conflito que gerou a paralisação dos 8 mil trabalhadores da hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira (RO), começou quando os barragistas das obras de Jirau queimaram os alojamentos e cerca de 60 ônibus.

Reagiam - justificaram - às degradantes situações de trabalho em que vivem e procuravam chamar a atenção da sociedade para a realidade que enfrentam nos canteiros de obras. A paralisação dos operários de Jirau alastrou-se pelo país (Pernambuco, Ceará, São Paulo e Rio de Janeiro) e hoje há cerca de 80 mil trabalhadores do setor de infraestrutura de braços cruzados nas obras.

Aqui no Estado do Rio , a situação não é diferente...

E pasmem: a Camargo Corrêa, uma das maiores empreiteiras do Brasil, divulgou nota nesta 4ª na qual afirma que as condições de trabalho em suas obras "são as melhores disponíveis no país" e que já fez acordos anteriores com as categorias que trabalham com ela. Se realmente forem as melhores... precisam melhorar muito. E não tem jeito, o caminho é a construção deste acordo tripatirte. Já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Este é um espaço livre!