segunda-feira, 18 de abril de 2011

Que PT queremos...



A partir de uma afirmação no 20º parágrafo no artigo de FHC, intitulado O papel da Oposição, quando escreveu: os partidos se transformaram em clubes congressuais, abandonando as ruas. Fiz quase que automaticamente uma reflexão sobre o nosso PT nos três níveis de atuação e o resultado não é muito confortante.

Como fundador deste partido, jamais o imaginei com um núcleo em cada esquina, mas o modelo atual , afastado da discussão dos principais temas do cotidiano, é impensável e lastimável. Numa rápida abordagem, lembrei-me que nos planos federal, estadual e municipal, nossa participação é quase uniforme.

Quando da discussão do novo Salário Mínimo e da sua futura regra de reposição, o companheiro Vicentinho foi injustamente vaiado por uma malta de pelegos, ao mesmo tempo que aplaudiam Caiado e Bolsonaro. Nós não desagravamos o companheiro e não nos posicionamos na defesa do mínimo. Nos temas da reforma política ou da questão do desarmamento até agora não discutimos.

É aqui no estado do Rio onde o nosso mutismo atinge o grau mais elevado, pois diversos atos do governador passaram desapercebidos da nossa crítica. O absurdo aumento de tarifas do Metro , o mais caro do País, dos ônibus em mais de 10% em quatro meses, a prorrogação do prazo de concessão da Supervia até 2048 e do Metrô até 2038 a despeito do péssimo serviço prestado por estas empresas , só comparável ao triste desempenho das barcas com as suas filas e passageiros na chuva. Como se não bastasse o governo estadual ainda autorizou a Barcas S/A a retirada das barcas na madrugada. E nós do PT, concordamos com isso? Claro que não.

E aí na contra mão da Copa e das Olimpíadas, o governador acaba de autorizar a venda do Complexo do Caio Martins, o estádio de futebol , a pista de atletismo, o ginásio de vólei e as piscinas . Nós concordamos com isso? Claro que não .

Também nos mantemos afastados da greve dos trabalhadores do porto do Açú em S.J. Da Barra, da eleição para reitor na UFRJ e do Sindicato dos Petroleiros. São assuntos importantes ? Claro que sim .

No plano municipal nossa atitude de “não contrariar o rei” é a mesma em vários municípios. No Rio , prenderam quase 800 pessoas durante o Carnaval, mesmo com a recusa da justiça em condenar os mijões da Prefeitura por atentado ao pudor desde 2010. De forma insana , o prefeito quer autorizar os blocos carnavalescos em 2012, apenas pelo Diário Oficial, na mesma nota em que manda prender artistas de rua, como o saxofonista da estação Carioca do Metro que toca no local desde 1981, e quer também acabar com o espaço Pátio Benjamin de Oliveira, na Praça Onze, destinado por lei orgânica , para receber os circos que passam pela cidade. E nós concordamos com isso ? Claro que não.

Em Niterói, a Presidenta Dilma foi derrotada por Marina , onde o Partido Verde, se quer tem uma sede ou um único vereador . Lá o Prefeito do PDT, que nós estamos apoiando, arrebenta com as vítimas do Morro do Bumba, a PM jogando gás de pimenta nas crianças. Também vai privatizar a CLIN (Companhia de limpeza) e a Companhia Águas de Niterói, outra empresa da Prefeitura, responsável pelo rompimento da estação de tratamento de esgoto, numa autêntica tsunami de cinco milhões de litros de fezes e urina que se espalharam por um bairro inteiro.

Qual será a nossa posição ? Estamos com as famílias do Bumba, com os operários da ClIN?

Com todos estes fatos , o nível de discussão dentro do PT é zero ou muito próximo disso. O PT se tornou o maior partido das Américas confrontando ideias. O PT é o partido mais votado do país, por ter sempre posições muito claras .

Mas o partido não é uma franchising onde os detentores de mandatos e direção , podem fazer o que querem como se administrassem as suas franquias. .

Precisamos urgentemente implementar uma fonte de informações atuai e seguras, um jornal, páginas na internet atualizadas, uma banca de debates sobre os temas mais relevantes. O PT tem projeto, estratégia e tática e não é qualquer partido, não pode se descaracterizar. A atual corrida em direção aos cargos de vice, nas próximas eleições , enfraquece o PT. Somos o partido com a maior credibilidade junto a sociedade, só precisamos abrir a discussão e horizontalizar o debate. Arejar o PT !




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Este é um espaço livre!