terça-feira, 1 de setembro de 2009

Adeus Abdias !

Faleceu o companheiro ABDIAS JOSE DOS SANTOS, metalúrgico, carpinteiro naval por profissão e maior liderança sindical nos últimos 40 anos no nosso estado. Abdias, conseguiu soerguer o Sindicato dos Metalurgicos de Niterói e Itaboraí. Inclusive a sua sede , construída em sua gestão , é a maior após a dos Operários Navais.

Diversas lideranças comparareceram ao Cemitério de São Miguel, como a Secretária de Estado Benedita da Silva, a Prefeita de S. Gonçalo, Apaecida Panisset, os deputados Gilberto Palmares, Luiz Sergio e Rodrigo Neves, o ex-prefeito Godofredo Pinto, o presidente da CUT, Darby de Lemos Igayara, o vereador Miguel Moraes que discursou, o secretário Luiz Paiva, líderes sindicais como Miranda, Ivan cabeça Branca, Cliveraldo Nunes.

O Presidente Lula, mandou ses pêsames â família e uma coroa de flores.


Abdias José dos Santos
(14-06-1932 – 31-08-2009)
Alagoano, perseguido político pela ditadura – preso em 1969 e exilado. Liderança operária, fundador da CUT, Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Niterói e Itaboraí por três mandatos e fundador do Sindicato Nacional dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas (SINTAPI/CUT), militante da Ação Cristã Operária - ACO.
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Niterói e Itaboraí por três mandatos, Abdias José dos Santos foi homenageado pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro no dia 17 de abril desse ano. O ex-metalúrgico, com 76 anos recebeu a Medalha Pedro Ernesto. A iniciativa do Vereador Reimont (PT) foi em agradecimento por toda a trajetória de lutas vitoriosas em defesa da categoria dos metalúrgicos e também como líder comunitário, pois foi presidente da Associação dos Moradores do Morro de São Carlos.
Abdias é autor de quatro livros que retratam a vida da classe operária, entre eles O biscateiro: depoimento de um trabalhador (Editora Vozes, 1977).
Breve biografia:
Nascido em Barreiras de Coruripe estado de Alagoas, em 14/06/1932, filho de Minervina Rosa da Conceição e Pedro Antonio dos Santos. Casado com Noêmia Lessa dos Santos. Veio tentar a vida no Rio de Janeiro, morando no Morro de São Carlos. Trabalhou como biscateiro numa oficina construída em sua própria casa. Cursou até a 4ª série primária, fez curso e foi professor no SENAI na área de Marcenaria. Publicou 04 livros: O Biscateiro, O dia-a-dia do Operário na Indústria, O Julgamento e Consciência Operaria. Foi presidente da associação dos moradores do Morro de São Carlos. Perseguido político da ditadura foi preso em 1969, exilado, apoiado por amigos morou 03 anos em Salvador primeiro longe da família e depois todos juntos.
Anistiado, voltou para o Rio de Janeiro e retomou sua vida junto à sua família. Conseguiu construir uma casa em Inhaúma, onde criou seus filhos. Trabalhou em diversos estaleiros, foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Niterói e Itaboraí por 03 mandatos. Participou do Movimento sindical de renovação à partir de 1979, 1ª e 2ª executiva da PROCUT, 1ª a 5ª executiva Nacional da CUT exercendo cargo de tesoureiro Nacional, articulou e fez parte da criação do Partido dos Trabalhadores com participação nos diretórios em todas as instâncias, Municipal RJ, Estadual RJ e Nacional.
Aposentado, diretor executivo na direção Nacional do SINTAPI – CUT (Sindicato Nacional dos Trabalhadores Aposentados Pensionistas e Idosos), Secretário Executivo do SINTAPI–CUT Base RJ. Fez parte do Conselho Nacional de Saúde como suplente, do Fórum dos Anistiados e ocupa um cargo de confiança na secretaria do planejamento da prefeitura de São Gonçalo.
Construiu com seus próprios recursos e muito sacrifício a sede do SINTAPI CUT– RJ, em parte do terreno onde seu filho tem uma oficina de carpintaria, lutando para que a direção do SINTAPI CUT-RJ não desanimasse e seguisse em frente com seu tão sonhado projeto de ver tudo funcionando.
Por Gilberto Palmares - Deputado Estadual (PT-RJ).

A missa de 7] dia será resada no dia 7 de setembro na Matriz do Alcântara.
Falaremos mais sobre esta grande figura humana que nos deixou....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Este é um espaço livre!