sábado, 18 de setembro de 2010

A Erenice

Nós em pouco mais de três meses vamos trocar de Presidente. Tenho dito que Dilma não é Lula. Ambos tem personalidade forte mas procedimentos bem diferentes. Lula sempre foi consensual, suas decisões na época do sindicato e da CUT, eram realizadas ao longo de várias discussões, ouvindo a todos. Claro que Lula sempre teve a sua opinião e também desfrutando da enorme liderança e carisma, sempre levou o consenso às suas idéias. Sempre com muito carinho, com muita calma, esperando pacientemente o alinhamento de todos até o último minuto.
Quando presidiu a CUT, na plenária final, sempre que algo não fechava, vinha a votação das moções, que era para ganhar tempo e chegar ao final com um mínimo de dissidência.
Quando chegou a Presidência da República, levou o estilo e os companheiros da "cozinha" que de memória sito alguns - Gilberto Carvalho, Olívio, Gushken, Dulci, Zé Dirceu, Frei Beto, Kotcho. Num estágio secundário, Palocci, Waldir Pires,Rosseto, Marina e Andre Singer. Ainda outras colaborações como Marco Aurélio Garcia, Meneguelli, Marinho e Vicentinho. Ao longo destes quase oito anos, alguns deixaram a órbita Lula, mas a legião cresceu conforme sito a seguir- Agnelo Queiroz, Celso Amorim, Fernando Haddad, Franklin Martins, Tarso Genro, Guido Mantega, Dutra e Ricardo Berzoini. Todos sobre a sua liderança. Mas faltou um nome, claro este será nossa futura Presidenta, Dilma Rousseff.
Nem Dilma, nem Serra , nem FHC, tem o staff do Lula, desta forma que as duas pessoas que ela indicou, Pimentel para Coordenação de Campanha, incompatível, pois tem uma briga árdua pela segunda vaga de senador contra Itamar.
A Erenice que veio da Eletronorte e virou Chefe da Casa Civil, contra a vontade de Lula, mas para atender a candidata.
Lula é muito intuitivo, sempre que cede numa questão contra a sua vontade , acaba se dando mal.Dilma em duas indicações se deu mal nas duas, mas vai aprender, vai como Lula, conseguir trocar o pneu com o carro em movimento.
No governo Dilma, os trancos serão maiores, e Dilma não é Lula. O país está em situação explendida, não há qualquer problema para a continuidade.
Lula ainda está fazendo um grande favor ao país, removendo pela derrota nas urnas, Virgílios, Osmar Dias, Quércia, Souto, Agripino, Itamar, Cesar Maia , etc.do Senado.
Mas teremos que ter muita paciência na construção do novo governo, PMDB se achando, doze aliados, muito cristão novo. Seria mais fácil reordenar um furmigueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Este é um espaço livre!