quarta-feira, 22 de setembro de 2010

A sabotagem é dos tucanos com São Paulo

A sabotagem é dos tucanos com São Paulo
Publicado em 21-Set-2010
7h51 da manhã na capital paulista...

7h51 da manhã na capital paulista. O botão de emergência do metrô da linha Palmeiras/Barra Funda foi acionado por um passageiro porque uma blusa teria impedido o fechamento das portas. Um funcionário não encontrou o problema e mandou os trens seguirem viagem. Novo alarme. Agora, já por conta de uma falha técnica no sistema de abertura das portas do vagão e com o trem já parado no trecho entre as estações Pedro II e Sé - um dos mais movimentados do metrô. Resultado: 3 horas de confusão e pânico e o encontro tenso entre passageiros enfurecidos que saiam dos vagões com os que aguardavam os trens nas plataformas.

O tumulto se generalizou na área. Milhares de passageiros ocuparam as linhas dos trilhos na tentativa de chegarem a pé à estação mais próxima - 17 trens foram depredados e 28 estações prejudicadas. As cenas que acabo de descrever revelam a incompetência tucana na administração do Estado. Não poderia ser diferente: a média de problemas e paralisações na capital paulista de trens e metrôs é de uma a cada 3,6 dias nos últimos dois meses. Já são 12 paralisações que atestam o jeito tucano de governar e de tratar os trabalhadores-usuários do sistema de metrô e trens metropolitanos de suburbio.

Agora, pior mesmo, foi a resposta do mandatário tucano da vez (eles já governam São Paulo há 16 anos), o governador Alberto Goldman que insinuou "sabotagem". Obviamente, o mote foi aproveitado pela coordenadora da campanha tucana de José Serra na internet, ex-vereadora Soninha Francine (PPS), que em seu twitter afirmou: "Metrô de SPaulo tem problemas na proporção direta da proximidade com a eleição. Coincidência?"

12 problemas registrados

A que ponto chegamos? E o que o governador tem para falar, por exemplo, da paralisação de trens nas estações Brás e Tatuapé, por oito horas afetando cerca de 70 mil passageiros no dia 10 de agosto? Ou do apagão na linha 4 do metrô que ficou quase uma hora parada em 24 do mesmo mês?

Talvez ele queira falar sobre os problemas com um trem na estação Armênia (17.08); ou de outro na estação Itapevi (Grande São Paulo), seguido de um problema de alimentação elétrica dos trens da linha 7-Rubi da CPTM a 19 de agosto; ou, ainda, da falha em equipamentos na estação Paraíso e paralisação durante duas horas (10.09); o mesmo das estações Jandira e Itapevi (11.09)...

Quem sabe, preferisse explicar a quebra de um trem da CPTM na estação José Bonifácio, que levou ao fechamento da estação por cerca de meia hora (15.09); ou sobre os problemas de fornecimento de energia, e por consequência, de ventilação nos trens da linha Verde do metrô que levaram cinco pessoas a passar mal (16.09); ou sobre os problemas com portas de trem da CPTM e falhas que provocaram a lentidão de 20 minutos a mais do que o tempo normal (17.09).

Talvez Goldman ache que também foi sabotagem a pane por conta de um raio nos trilhos do pátio Jabaquara que levou a uma interrupção de 20 minutos na circulação dos trens da linha 1, ou os problemas de sinalização de duas linhas da CPTM.

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