Boa notícia veiculada às primeiras horas da manhã de hoje: pesquisa Vox Populi/iG indica que a 12 dias do 2º turno nossa candidata ao Planalto, Dilma Rousseff (governo-PT-partidos aliados) subiu 3 e ampliou para 12 pontos a vantagem sobre o adversário da oposição, José Serra (PSDB-DEM-PPS).
De acordo com este levantamento do Instituto Vox Populi, Dilma tem 51% contra 39% de José Serra. Mas, considerados apenas os votos válidos (sem contagem dos brancos, nulos e indecisos) a vantagem da petista sobre o tucano subiu de 8 para 14 pontos - nos válidos ela ganha com 57% e ele é derrotado com 43%
Na última pesquisa, feita nos dias 10 e 11 pp. nossa candidata tinha 48% e o da oposição 40% - nos votos válidos estava 54% a 46%. Em relação a esta pesquisa anterior, José Serra caiu 3 pontos em uma semana. Brancos e nulos repetem os 6% anteriores e os indecisos caíram de 6% para 4%. A margem de erro é de 1,8 ponto percentual para mais ou para menos.
O melhor desempenho
A exemplo do aferido pelas demais pesquisas, Dilma continua a registrar sua melhor performance na região Nordeste, onde ganha por 65% a 28%. No Sudeste, maior concentração de eleitores do país, ela tem 47% e ele 40%. No Sul, o páreo está em 50% para José Serra e 41% para Dilma Rousseff.
O levantamento Vox Populi entrevistou 3 mil eleitores entre 6ª feira e domingo pp. Seus resultados, portanto, não captaram os efeitos do debate entre os candidatos no domingo na Rede TV! e nem a entrevista de Dilma ontem ao Jornal Nacional da Globo (veja).
Mas, a pesquisa levou em consideração a polêmica em torno de temas religiosos como o aborto, e aferiu que entre os eleitores evangélicos José Serra tem 44% e Dilma 42%; entre os que se declararam ateus, a preferência é 49% por ela e 36% por ele. Já entre os católicos praticantes a petista tem 54% contra 37% do tucano; entre os não praticantes, desempenho melhor de Dilma: 55% contra 37%.
E Dilma tem mais voto consolidado
O Vox Populi mostra que Dilma ganha em todas faixas etárias e José Serra entre os que tem nível de escolaridade superior - aqui é 47% a 40%. Ela compensa entre os eleitores com até a 4ª série do ensino fundamental - tem 55% contra 38%.
Por segmentos sociais, o tucano continua o candidato preferido pelos ricos e a petista pelos pobres. Entre os que ganham mais de cinco salários mínimos (R$ 2.550,00), ele tem 44% contra 42% dela. Entre os até um salário mínimo (R$ 550,00) a pesquisa aferiu 61% para Dilma e 31% para José Serra.
Entre os homens Dilma ganha com 54% contra 38% de José Serra; entre as mulheres, vence, também, com 48% a 40%. Quanto a cor da pele, Dilma tem 59% dos votos entre os que se declararam negros contra 29% de José Serra. Entre os brancos, empate técnico: ela tem 45%, ele 44%.
Ao Vox Populi, 89% dos entrevistados disseram ter feito a escolha definitiva e não mudam o voto. Só 9% admitiram que ainda podem mudar de ideia. Entre os eleitores de Dilma a consolidação do voto é maior 93% contra 89% entre os eleitores de José Serra.
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
Pesquisa Vox Populi/IG: Dilma Rousseff, 57%; José Serra, 43%
Pesquisa Vox Populi/IG: Dilma Rousseff, 57%; José Serra, 43% Boa notícia veiculada às primeiras horas da manhã de hoje: pesquisa Vox Populi/iG indica que a 12 dias do 2º turno nossa candidata ao Planalto, Dilma Rousseff (governo-PT-partidos aliados) subiu 3 e ampliou para 12 pontos a vantagem sobre o adversário da oposição, José Serra (PSDB-DEM-PPS). De acordo com este levantamento do Instituto Vox Populi, Dilma tem 51% contra 39% de José Serra. Mas, considerados apenas os votos válidos (sem contagem dos brancos, nulos e indecisos) a vantagem da petista sobre o tucano subiu de 8 para 14 pontos - nos válidos ela ganha com 57% e ele é derrotado com 43%.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Este é um espaço livre!