blog do zé
Senado: maioria pró-governo
Publicado em 04-Out-2010
Uma notícia excelente: os brasileiros elegeram ontem...
Uma notícia excelente: os brasileiros elegeram ontem para o Senado uma forte bancada de apoio a um futuro governo Dilma Rousseff (governo-PT-partidos aliados) ao mesmo tempo em que derrotaram fragorosamente alguns dos medalhões mais expressivos da oposição.
Neste pleito em que se renovaram 2/3 do Senado (dois senadores eleitos por Estado), os eleitores deram ao PT e ao PMDB coligado ao governo - além de aos demais partidos aliados - as duas maiores bancadas. O nosso partido elegeu 11 senadores representando 12 Estados. O PMDB, aliado ao governo, é outro partido que ampliou o número de seus representantes no Senado - de 17 para 19.
Ao todo teremos 14 senadores do PT na próxima legislatura porque o mandato do senador Eduardo Suplicy (PT) vai até 2014 e assumem os suplentes do governador eleito do Acre, Tião Viana, jornalista Anibal Diniz (AC); e do governador eleito do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), Ana Rita Esgário (PT), ambos do PT. Como vocês podem ver, somados aos pemedebistas e aliados, constituímos, agora, uma forte bancada de sustentação de um futuro governo Dilma Rousseff.
Contando-se os eleitos e reeleitos, o balanço geral aponta que teremos 49 senadores da base aliada, o equivalente a 3/5 do total de representantes na Casa, maioria suficiente para aprovar, por exemplo, as principais reformas que o Brasil tanto necessita.
Já a oposição amargou uma acachapante derrota: perdeu nada menos que 11 senadores - 6 do DEM e 5 do PSDB. Não conseguiram se reeleger - ou se eleger - alguns dos seus mais raivosos representantes, dentre estes, senadores ou candidatos que se apresentaram porta-vozes do conservadorismo, ou da direita moderna, se a este segmento ideológico se pode aplicar esta classificação.
quarta-feira, 6 de outubro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Este é um espaço livre!